Oficina Pequeno Caderno de Paisagens

18/09 (sábado)

Oficina Pequeno Caderno de Paisagens com Ateliê Imaginário

Horário: 15h

Duração: 01h30

Sala Experiência / Jardim Dona Helena

 

“Pai, me ajuda a olhar!” Eduardo Galeano (“Função da Arte” em ”O Livro dos Abraços)

Quanta paisagens cabe no meu olho? Podemos levar um pedaço desta paisagem? São perguntas que podem ser feitas numa oficina em que a paisagem poderá habitar pequenos cadernos. As histórias, passeios, conversas e brincadeiras convidarão as crianças a experimentar a observação do visível e a imaginação do que ainda não existe. Estar ao ar livre, explorando o espaço externo da FAMA Museu, poderá proporcionar diversas vivências em desenho, tendo como foco a paisagem natural e a arquitetura da antiga fábrica.

Neste jogo de exploração, cada criança irá compor sua coleção de paisagens reunidas em um pequeno caderno de formato inusitado.

Para isso, receberão “kits paisagem” – pequenas sacolas com materiais gráficos selecionados especialmente para essa experiência.

Público: para crianças a partir de 04 anos e suas famílias.

 



Ateliê Imaginário: Espaço de invenção e imaginação para encontros investigativos, rodas de conversa, expedições, visitas a exposições e exercícios de criação.

Ana Helena Grimaldi: Artista educadora, graduada em Artes Visuais e especialista em Educação em Museus e Centros Culturais (InsStuto Singularidades/SP). É professora de Artes Visuais no Ensino Fundamental da Escola Comunitária de Campinas, desde 2009.Tem atuado em diversos Setores Educativos de exposições, como Frestas Trienal de Artes do SESC e Daquilo que me Habita no CCBB Brasília. Integra o Práticas Compartidas, grupo de pesquisas e produção em arte e educação, coordenado por Fábio Tremonte.

Ana Letícia Penedo: Artista visual e educadora, especialista em Arte Educação (ECA/USP), em Educação em Museus e Centros Culturais (Instituto Singularidades/SP) e Arte do Brincante (Instituto Brincante/SP). Atua como professora de arte do ensino fundamental na Escola Nossa Senhora das Graças “Gracinha”, desde 1996. Com ampla experiência na área educacional em instituições particulares e públicas, ministrando oficinas e palestras em cursos de formação de professores.