/ OBSERVATÓRIO DE CRIAÇÃO | FAMA MUSEU

O Observatório de Criação é um espaço de mediação cultural pautado na construção coletiva e participativa de projetos e ações envolvendo arte contemporânea e patrimônio industrial. As constelações e raízes que estruturam o campo de visão e atuação do observatório correspondem à diversidade cultural e aos múltiplos repertórios dos públicos da FAMA Museu.

O Observatório de Criação tem como objetivos coletar, organizar, formular e compartilhar dados e informações para o desenvolvimento e preservação de saberes, conhecimentos e metodologias. Propõe-se disponibilizar um espaço experimental de pesquisa, formação, criação e integração entre o museu, a cidade e a sociedade, através da escuta e do acolhimento dos diversos modos do fazer e viver arte e cultura.

Os satélites norteadores do Observatório de Criação partem das relações presentes no acervo tendo em vista, a história e crítica da arte e suas dissidências, as poéticas visuais e as linguagens artísticas de diferentes temporalidades e espacialidades, o patrimônio industrial como marcador da construção de territórios, narrativas e subjetividades, e, por fim, os processos de mediação cultural e educativa com ênfase no diálogo e troca de experiências sensíveis.

/ PROJETOS E AÇÕES

Visitas Mediadas

As Visitas Mediadas buscam estabelecer espaços de diálogo, de prática poética e performativa para os diversos públicos com o propósito de promover a sensibilização e ressignificação de saberes acerca das obras do acervo da FAMA Museu bem como do artista Marcos Amaro.

A partir das exposições permanentes e temporárias, as Visitas Mediadas almejam intensificar a relação do público com a arte contemporânea e com a memória e contexto da antiga Fábrica São Pedro, onde está situada.

As visitas em grupo, acontecem virtualmente através de agendamento prévio e são disponibilizadas para escolas das redes públicas e privadas, universidades e grupos diversos como associações, empresas, entre outros.

As ações presenciais de mediação cultural, são disponibilizadas através da disponibilização de materiais para a mediação autônoma ou pelo acompanhamento de um mediador para até 4 pessoas.

/ CURSO

Arte, patrimônio e processos de mediação
Criando redes de pesquisa e formação

O Observatório de criação FAMA Museu realiza o curso  “Arte, patrimônio e processos de mediação”, uma ação que visa a constituição de redes de pesquisa e formação profissional, voltadas para estudantes universitários.

Partindo da premissa que a Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu está situada em uma antiga fábrica têxtil, patrimônio industrial e cultural importante para a cidade de Itu e região e que possui acervo com duas mil obras de arte brasileira com foco em arte contemporânea, a proposta do curso se apresenta como ação de mediação e contextualização da instituição.

O curso segue os seguintes eixos de pesquisa teórico-práticos: a história e crítica das artes visuais, as poéticas visuais e as linguagens artísticas, o patrimônio cultural e industrial, e por fim, os processo de aprendizagem no âmbito dos museus. 

O curso é gratuito e as 35h serão oferecidas através de encontros na plataforma Zoom. Contará com certificação e é direcionado para estudantes universitários.

Saiba mais