Projeto Respirar

O projeto Respirar é uma ação de mediação audiovisual do acervo da FAMA Museu em formato de websérie. Dividida em episódios, cada um comporta uma proposta aberta e experimental vinculada à escultura, dança, performance e fotografia.

A primeira temporada do projeto tem como foco as esculturas dos artistas Amilcar de Castro, Rubens Gerchman e José Resende, presentes no acervo do Museu. Cada vídeo é dedicado a um artista, apresentando as especificidades e os processos híbridos entre as diferentes linguagens da arte.

Com origem no Observatório de Criação instituição, o projeto envolve profissionais de setores diversos como a Comunicação, a Museologia e a Produção Cultural. Respirar nasceu no contexto imposto pela pandemia – com uma demanda maior de conteúdo online, o museu suspendeu os agendamentos de grupos presenciais e buscou ferramentas para se reinventar virtualmente.

O projeto também conta com ações paralelas, como o lançamento de um material de pesquisa e criação, detalhando o processo de pesquisa artística para a realização do projeto, e webinários com diferentes personalidades, a fim de estabelecer um diálogo entre diversas linguagens artísticas de diferentes atuações profissionais.

WEBINÁRIO

Episódio Cortes

O primeiro episódio Cortes apresenta a obra Sem Título, da década de 1980, de Amilcar de Castro, em que o corte presente nas esculturas do artista é relacionado com o processo de edição no audiovisual, através de corte de imagens e de planos.

Lançamento: dia 21 de agosto, às 19h (disponível por 24h)

 

Episódio Resistência

O episódio aborda a materialidade dos objetos e a sua resistência à força aplicada por outro corpo a partir da obra Senzala de José Resende. Através da performance, a palavra resistência é explorada fisicamente e também como referência aos movimentos sociais que atravessaram a história do Brasil.

Lançamento: dia 18 de setembro, às 19h (disponível por 24h), no canal do Youtube FAMA Museu

 

Episódio Diafragma

No terceiro episódio, o bailarino faz movimentos contraídos e descontraídos do corpo em frente à escultura de Rubens Gerchman, como se seu corpo fosse pesado. De repente uma força faz seus movimentos ficarem cada vez mais expandidos ao som da poesia.

Lançamento: dia 16 de outubro, às 19h (disponível por 24h), no canal do Youtube FAMA Museu