Sala Experiência

DESCOBRIR, BRINCAR E CRIAR

Sala Experiência, um ambiente pautado no convite à experiência da liberdade.

A potência do brincar e do descobrir, no âmbito da arte e da cultura, gera contextos significativos de colaboração e co-inspiração, aspectos que o Museu considera imprescindíveis para o acesso ao conhecimento corporalmente consciente, autônomo e político.
A Sala Experiência se faz inventiva, lúdica e transdisciplinar, com foco na transformação dos processos de aprendizado em ato criativo.

Construção Infinita
uma instalação de Guilherme Teixeira

A primeira obra comissionada que ocupa a Sala Experiência da FAMA Museu é Construção infinita, uma instalação de Guilherme Teixeira, que investiga as relações entre o fazer artístico, os jogos de armar e a escultura moderna e contemporânea.

O trabalho é um convite à improvisação coletiva e consiste em um jogo-escultura de armar em que a experiência de fazer arte e participar são metáforas das muitas formas de autoconstrução do indivíduo e da sociedade.

A relação entre nosso corpo, os espaços que construímos e o cosmos, presentes desde a antiguidade em muitas culturas, apresenta-se tanto nas formas do corpo humano sugerido e geometrizado na instalação, quanto nas paredes que espacializam o infinito e tudo o que nele couber.

Inspirado em brinquedos pedagógicos de madeira e feltro, Construção Infinita explora a abstração da arte em uma instalação/jogo/pintura/escultura que se desdobra em vivências comunitárias em espaços em constante transformação. As peças de madeira e feltro constituem os recursos que podem ser manuseados com liberdade pelos visitantes, que podem experimentar escolhas e gestos cromáticos e formais em situações coletivas.

Carla Borba
Observatório de Criação

BR EN ES