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Olhar de Tarsila, Nas Cidades Históricas Mineiras
ABERTURA DE EXPOSIÇÃO 14/DEZEMBRO
Olhar de Tarsila,
Nas Cidades Históricas Mineiras
Centenário da Viagem Modernista de Descobrimento do Brasil
Neste ano celebramos tanto o Centenário da chegada do poeta franco suíço Blaise Cendrans ao país, como o Centenário da Viagem dos Artistas Modernistas para lhe apresentarem o Brasil. No roteiro desta aventura esteve a capital de São Paulo, o Carnaval do Rio de Janeiro no subúrbio carioca de Madureira e as Festividades da Semana Santa e Paixão de Cristo em Minas Gerais.
Um conjunto especial de desenhos, estudos e anotações, retratando a última etapa da Caravana Modernista percorrida a trem pelas cidades históricas mineiras, é o cerne desta exposição. A Coleção Marcos Amaro, atualmente em comodato no Museu FAMA, contém 204 desenhos da Tarsila do Amaral, abrangendo várias décadas de sua produção entre os anos de 1919 e 1953.
A preservação desse raro conjunto artístico, permitiu a curadoria desta mostra que revela o olhar de Tarsila nas diversas cidades históricas. Ao documentar o Patrimônio Artístico Imaterial das obras de arte, festividades, liturgias, procissões, arquitetura, paisagens e moradores das Minas Gerais.
Os desenhos de Tarsila retratam obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e aqui estão em diálogos com uma obra original deste artista e também em diálogo com um retábulo do Barroco Mineiro talhado em madeira do século XVIII.
Desenhos e anotações desta viagem inspiraram e transformaram-se na produção plástica de Tarsila, cujas obras foram apresentadas em sua exposição individual em Paris, em 1926, com um catálogo contendo poemas de Blaise Cendrars.
A Viagem de Descobrimento do Brasil Profundo conforme descrita por Oswald de Andrade foi uma vivência fundamental, para a formação da Fase Pau-Brasil nas pinturas de Tarsila, na literatura de Oswald Andrade e na preservação do patrimônio histórico por Mário de Andrade.
Curadoria: Emerson Ribeiro Castilho