/ A Museologia e a Conservação

Essa é a nossa equipe de museologia em ação, finalizando a higienização e a embalagem das matrizes de xilogravura do nosso acervo. O processo de conservação proporciona uma maior durabilidade da obra possibilitando que mais pessoas tenham acesso a ela. Os cuidados com as obras envolvem os trabalhos de pesquisa histórica que tem como objetivo a democratização do acervo para a sociedade.

Depois que uma exposição termina, as obras precisam voltar para a reserva técnica ou, quando for o caso, para a instituição ou pessoa que cedeu o empréstimo destas. Esse estágio final de uma exposição conta com muitos setores da equipe de um museu. No caso da FAMA Museu, atuam a museologia, a produção cultural, a comunicação que registra esse momento, a equipe platô, o montador e às vezes profissionais externos ao museu. Nas fotos abaixo, a desmontagem da exposição “Rejeito” do artista Marcelo Moscheta, contemplado pelo Prêmio de Arte Marcos Amaro em 2019.

No projeto “Rejeito” foram confeccionadas mais de 4.500 peças de argila com o formato das folhas de árvore do próprio FAMA Museu. A exposição era uma alusão ao rompimento da barragem de uma mineradora  que inundou com lama de rejeitos as casas dos moradores da cidade de Mariana em Minas Gerais em 2015.