Educativo /
Neste dia 28 de junho foi realizado o módulo III do Curso Museu-Escola 2025 com o tema “AFRICANIDADES

O Centro Cultural Fábrica São Pedro e o Museu FAMA, Fábrica de Arte Marcos Amaro, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Itu, com apoio do Grupo Gastronômico La Primola e do Ilé Alákètu Àṣẹ Ọmọ Lógunẹ̀dẹ, promoveram no dia 28 de junho de 2025, o Módulo III do Curso Relações Museu Escola 2025: AFRICANIDADES.
As aulas foram ministradas pelo Sr. Nivaldo Moura – Bàbálórísá do Ilé Alákètu Àṣẹ Ọmọ Lógunẹ̀dẹ Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba e Professor da Rede Estadual de Sorocaba, com mediação do Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho – Diretor do Programa Educativo dos Museus e da Prof.ª Ms. Sônia Leni Chamon – Formação Pedagógica do Programa Educativo dos Museus.
Os professores e participantes vivenciaram a cultura da religião de matriz Africana, como Indumentária, rituais e cultos. Posteriormente houve análise de obras que fazem parte da coleção do Museu FAMA, obra “Festa de Oxalá” – 2018, do artista Josafá Neves e a obra “Opa Nila Baba Igi” (O grande cetro do pai das árvores, na língua Yorùbá) – 2004, do artista Mestre Didi.
O Programa Educativo dos Museus FAMA e Asas de Um Sonho seguem com o compromisso de cooperação na formação de professores, promovendo diálogos, vivências e aproximações culturais, cumprindo com a democratização da cultura brasileira.