EXPOSIÇÃO / em cartaz
A arte têxtil de Lorena Bruno ocupa o museu FAMA
Exposição individual apresenta obras recentes e inéditas da artista mineira que desenvolve sua produção poética concentrada na tapeçaria contemporânea.
No dia 25 de outubro, sábado, às 11h, no Museu Fama, na cidade de Itu/SP, inaugura a exposição Nada em Mim é Superfície, da artista visual mineira Lorena Bruno. Com curadoria de Sandro Ka, a mostra reúne um conjunto de obras recentes e inéditas da artista têxtil, com ênfase na tapeçaria. A proposta estabelece diálogos com a vocação do Fama, situado na antiga sede da Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, indústria têxtil de relevância nacional e, atualmente, um dos maiores museus da América Latina, com acervo dedicado à arte brasileira moderna e contemporânea, com um acervo de obras em diversas linguagens artísticas.
Em sua primeira exposição individual institucional, Lorena apresenta obras em tapeçaria que se revelam em formas orgânicas e imagens figurativas e abstratas. Do grande coração vermelho – elemento marcante em sua produção – a composições inspiradas na visualidade da natureza, a artista amplia as potencialidades de sua tapeçaria com novas formas de ocupação na galeria, propondo obras que extrapolam os limites da bidimensionalidade ampliando-se à espacialidade, na forma de quadros, estruturas tridimensionais e instalações.
Conforme a curadoria, “na urdidura das peças há rigor, mas não uma fórmula fechada. Muito menos convenções. O fazer da artista converte o gesto repetido do artesanato em desvio, quando dá protagonismo à intuição. Tendo o fio de lã orgânica como elemento central, não há limites para a incorporação de novas técnicas, cores e tratamentos na manipulação da matéria. Pois é, justamente, quando nos abrimos ao espontâneo e ao novo, que a diferença se produz.”
A mostra pode ser visitada até 25 de janeiro de 2026, de quarta a domingo, das 11h às 17h.
Entrada gratuita nas quartas.