Educativo / Projetos
Diagnóstico técnico marca início do restauro do complexo do Museu FAMA
Itu, outubro de 2025 – Teve início o trabalho de restauro do complexo arquitetônico do Museu FAMA, marco da arquitetura industrial paulista do início do século XX. A etapa inicial, voltada ao diagnóstico e levantamento técnico, marca o início de um processo que combina arte, ciência, tecnologia e engenharia na preservação de um dos mais importantes conjuntos patrimoniais do estado de São Paulo.
O foco neste momento é entender em profundidade as condições estruturais do conjunto dos oito galpões que compõem o complexo arquitetônico, em uma área total de 4.526 m². O trabalho, conduzido por uma equipe técnica multidisciplinar, busca identificar e mapear danos, registrar o estado de conservação e definir as ações prioritárias para garantir a integridade das edificações originais.
Na etapa da pré-produção, estão realizando a atualização do mapeamento de danos; a inspeção da cobertura por meio de tomadas fotográficas aéreas; os estudos das avarias estruturais na parte interna da cobertura de uma análise minunciosa com imagens de drone; a termografia para análise do estado de conservação de pilares, tesouras e cobertura e a elaboração de tabela quantitativa de materiais (vidros, telhas e madeiramentos em geral) por módulo.
As inspeções e levantamentos permitem a criação de um diagnóstico técnico preciso sobre o estado estrutural do edifício, subsidiando as próximas etapas do restauro, que envolverão a recuperação física das coberturas, substituição de elementos comprometidos e restabelecimento das condições originais dos materiais.
Este projeto de restauro é realizado pela Associação Museu São Pedro – Museu FAMA, instituição responsável pela gestão e preservação do espaço. Reconhecida desde 2003 pelo CONDEPHAAT como Patrimônio Arquitetônico Industrial do início do século XX, a antiga fábrica se prepara para uma transformação cultural que reunirá parte da coleção de arte brasileira do Museu FAMA e parte do acervo do Museu Asas de Um Sonho em um mesmo espaço expositivo.
A iniciativa foi contemplada pelo Edital Fomento Cult SP PNAB nº 12/2024, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. As obras têm duração prevista de doze meses.