/ Entrevista com Museólogo Emerson Castilho

Museólogo criador do projeto de restauro de parte do telhado do Fama Museu compartilha sua visão sobre o projeto

Por Michele Tavares/Turbo Labs

Em outubro de 2023, foi iniciado o Projeto Restauro do Telhado para a Habilitação de Novas Galerias do Fama Museu, em Itu/SP, contemplado pelo ProAC Editais/2023 – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e para nos dar uma visão mais detalhada e técnica do projeto, realizamos a entrevista abaixo com o Dr. Emerson Ribeiro Castilho – Museólogo, responsável pela assessoria e criação do projeto, formado pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO (2008), Mestre (2012) e Doutor (2017) em Museologia e Patrimônio pelo Programa Pós Graduação em Museologia e Patrimônio – PPGPMUS – desenvolvido pela UNIRIO em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências a Fins – MAST; é Pós-doutorando (2023) no Programa de Pós-Graduação em História PPGH do Departamento de História – DH da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP com pesquisa na Área de Concentração HISTÓRIA DA ARTE, linha de pesquisa: Curadoria, Crítica e Preservação, com tema: Catálogo da Obra Pictórica do Pe. Jesuíno do Monte Carmelo (1764 1819) pertence ao Grupo de Estudos Avançados em Arte Sacra no Brasil – ORNAMENTA. Atuou entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2023 com Diretor de Patrimônio Histórico e Diretor dos Museus Municipais junto a Prefeitura da Estância Turística de Itu. Possui experiência em: Teoria Museológica, Patrimônio Cultural, Processos de Musealização e Patrimonialização, Preservação e Conservação de Bens Culturais, História da Arte, Arte-Educação, Arquitetura de Museu, Expografia, Turismo e Gestão Pública e Chefia de Museus e Patrimônio. Acompanhe abaixo a entrevista na íntegra.

Boa tarde Museólogo Emerson Ribeiro, é um prazer tê-lo conosco. Gostaríamos de receber mais informações sobre o Projeto Restauro do Telhado para a Habilitação de Novas Galerias do Fama Museu, em Itu/SP, contemplado pelo ProAC Editais/2023 – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Para começar, poderia nos dar uma visão geral do projeto e nos explicar qual a importância histórica e cultural do Fama Museu para a cidade de Itu?

“A FÁBRICA DE ARTES MARCOS AMARO (Fama Museu), é um museu predominantemente de arte contemporânea instalado num Complexo Arquitetônico Industrial do início do século XX onde funcionou a Companhia de Fiação e Tecelagem São Pedro. O projeto original do arquiteto franco-brasileiro Louis Marins Amirat (1845 – 1918) formado na Universidade de Sorbonne em Paris tem importância regional, porque utiliza técnicas construtivas de alvenaria, incorpora a monumentalidade europeia e o requinte de acabamento neste projeto que marca a paisagem urbana ituana. Em sua trajetória profissional trabalhou com nomes destacados da época como Ramos de Azevedo e Paula Souza. Em 1912 o complexo da Cia. de Fiação e Tecelagem São Pedro foi inaugurado, já em 1920 construiu sua própria usina hidrelétrica no rio Tietê, marcando o desenvolvimento da industrialização do Estado de São Paulo. Sofreu ampliações com novas construções nos anos de 1940 e 1950 acompanhando a expansão da produção têxtil no pós-segunda guerra mundial, e passou por modernizações nas décadas de 1960 e 1970, funcionando até os anos de 1990.

A relevância deste projeto está excecionalidade do investimento neste empreendimento museológico somado ao fato de estar instalado em sítio histórico reconhecido como patrimônio pelo CONDEPHAAT e em processo de tombamento pelo IPHAN; que expressam valores mnemônicos da História do Trabalho, da Arquitetura e da Industrialização. Por ser um vasto Complexo Cultural e Atrativo Turístico diferencial que agrega valor e interesse do grande público no interior do estado. O Museu além de preservar e expor sua coleção de obras de arte, conta ainda com áreas ao ar livre (jardins internos e externos) com obras escultóricas de grandes dimensões instaladas em áreas públicas de grande circulação de pessoas e integradas a fisionomia da arquitetura fabril, essa conjugação de singularidades gera relevância internacional.

O Fama faz parte da rede de edifícios da indústria têxtil ituana construídos ente os séculos XIX e XX, que forma uma paisagem urbanística de excepcional valor como testemunho da história econômica brasileira.  O município de Itu é reconhecido como Estância Turística pelo estado de São Paulo porque possui Centro Histórico preservado com mais de 240 edifícios tombados, entre eles o Parque Industrial que inclui o Museu.

Considerando que a preservação do FAMA MUSEU é um desafio técnico e econômico, por tratar-se um significativo e amplo complexo arquitetônico tombado, cujas obras especializadas de restauro e manutenção precisam respeitar e cumprir todo regramento exigido em lei pelos órgãos de preservação, sendo extremamente oneroso.

A pertinência do Projeto RESTAURO DO TELHADO PARA A HABILITAÇÃO DE NOVAS GALERIAS DO FAMA MUSEU, é porque conjuga ações de Preservação do Patrimônio Industrial Ituano, Revitalização áreas edificadas que serão transformadas em galerias de exposição museológica, contribuiu com a sustentabilidade do Museu, e promove o desenvolvimento da economia criativa, democratização da arte e fortalece e amplia atratividade da cidade como destino turístico.

Deve-se considerar a recomposição volumétrica do edifício, mediante o restauro do telhado inclinado com sheds (entrada de luz e circulação e ar) e a preservação das telhas do tipo francesas, que formam o típico desenho da arquitetura fabril e valorizará o Conjunto Paisagístico Urbano do Centro Histórico da Estância Turística de Itu. O resultado do restauro este patrimônio de interesse público, é preservar o testemunho do desenvolvimento industrial do estado de São Paulo, o mais industrializado da América Latina e promover a ampliação dos espaços de arte fora da capital dando acesso a esta vivência cultural no interior do estado.

Garantir que todo prédio esteja em boas condições para utilização, habilitando novas áreas expositivas, significa a ampliação tanto física como das ações de arte educação promovidas pelas atividades culturais do museu, ampliando acesso e democratização da Arte e do Patrimônio em diálogo, nas ações propostas pelas contrapartidas que serão executadas.”

Em sua visão e vasta experiência como museólogo, como o projeto de restauro do telhado contribuirá para a preservação do patrimônio histórico do museu e da cidade?

O Projeto Restauro do Telhado para a Habilitação de Novas Galerias do Fama Museu, em Itu/SP, contemplado pelo ProAC Editais/2023 – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Trata-se de um investimento de recursos públicos em um patrimônio privado, em função da relevância histórica do imóvel reconhecido como Patrimônio Cultural pelo Estado de São Paulo de interesse público, porque preserva a memória da história industrial do país e da arquitetura relacionada a um parque industrial de fiação e tecelagem, e é utilizado como Espaço Cultural e Fábrica de Artes Marcos Amaro – FAMA Museu, o Espaço Museológico de escritórios, jardins e galerias de exposições e reservas técnicas tem como objetivo a preservação da produção artística do Sr. Marcos Amaro – artista e fundador da instituição e sua coleção de artes plásticas, de relevância internacional.

O FAMA Museu investiu recursos no desenvolvimento de um Projeto Executivo de Restauro elaborado pelo Escritório de Arquitetura KAAN Architecten, em outubro de 2019, assinado pelos arquitetos Vinicius M. de Oliveira e Renata Gilio. Aprovado pelos órgãos de preservação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN na esfera nacional e, no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONEPHAAT na esfera estadual; e na Secretaria Municipal de Obras de Itu. Este investimento possibilitou a instituição participar do edital PROAC por ter sido uma das exigências possuir projeto Executivo de Restauro aprovado pelo órgão de preservação.

Neste projeto estamos atuando no detalhamento de aproximadamente 5% de toda obra de restauro necessária a contemplar todo o complexo arquitetônico. Considerando que diante do Projeto de Restauro que contempla todo complexo arquitetônico, realizamos um recorte do trecho referido mais urgente, que possui o telhado colapsado.

O trabalho do especialista em restauro exercido neste projeto por mim em cooperação técnica com o arquiteto e Prof. Dr. LD. Marcos Tognon da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, mediante o Grupo de Inovação e Pesquisa para o Restauro – IRP que trata-se de um grupo de docentes, pesquisadores e pós-graduandos da Unicamp que atuam na área de Restauro, Conservação e Gestão, do Patrimônio Cultural, busca além de soluções práticas produzir e difundir conhecimento científico para sociedade, o que está alinhado as atividades e objetivos do Museu.

Partindo da análise do Projeto Executivo de todo complexo arquitetônico, realizamos um recorte deste todo, detalhando a área específica do telhado, que pode ser realizada dentro da escala de valor contemplada pelo edital de R$250.000,00, o que tecnicamente fica desta forma exemplificada:

PLANTA CHAVE do Plano de Conservação do Mapa de Danos – Fachada B – 03 F.7/24

O projeto contempla 900 metros de telhados, 200 metros de instalações de vidros, reforma de sete tesouras e reprodução de 2 tesouras.

Projeto Executivo de Restauro do FAMA Museu

 

Memorial Descritivo

 

Seguir completo com vistas a Restauração das Coberturas p.10-14
Produto D Elaboração de subsídios com vistas ao desenvolvimento do Plano de conservação da antiga Fábrica São Pedro – Itu/São Paulo/SP: Diagnóstico, mapeamento de danos e subsídios para conservação e intervenção.

2. IDENTIFICAÇÃO DE DANOS (COBERTURA) p.33-44;

 

Cobertura Folhas – 1 – 7 – 8 – 12.

 

Sheds Folhas 6 e 7
Mapa de Danos Folha 7/24 Fachada B Legendas de Patologias: ponto tracejado em diagonal na cor roxo em formato circular indicando área colapsada com desabamento da estrutura de telhado
Fachadas Folha 7 Bloco B
Elaboração de subsídios com vistas ao desenvolvimento do Plano de Conservação da Antiga Fábrica São Pedro – Itu/São Paulo/SP
Produto D

 

Diagnóstico, mapeamento de danos e subsídios para conservação e intervenção.
MAPAS DE DANOS (ALVENARIAS) Planta Chave do Pano de Conservação (p.8) B10 e B18

 

MAPA DE DANOS

 

Mapa de Danos (página 22) Fachadas B4 e B10 (secção 1 e 2) da Folha 14/24

 

2. IDENTIFICAÇÃO DE DANOS Cobertura página 34

Esse é o resultado de estudos sobre o projeto completo, para viabilizar e compatibilizar em um novo projeto recortado que contempla apenas a cobertura para concorrer e vencer um edital desta concorrência no estado de São Paulo.

Há marcas culturais de arquitetura e urbanismo particulares no projeto desta edificação que incluem em sua construção materiais singulares de Itu, como alicerces e calçamentos em rochas varvito, que podem ser vistos em trechos das fachadas como na Rua Padre Bartolomeu Tadei e na Avenida Galileu Bicudo, e nas áreas internas como alicerces e calçamento de todo entorno do edifício. Além de toda pavimentação interna de paralelepípedos que utiliza o a rocha granito rosa provenientes dos matacões locais, que também está demais elementos arquitetônicos como bispos e soleiras, ambas as rochas são de afloramentos geológicos em Itu e estão relacionadas à memória geológica da formação do Vale Médio Tietê, exemplares dos solos dos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica respectivamente.

Outra singularidade é que toda arquitetura é de tijolos de procedência das cerâmicas de Barro Vermelho de Itu e Região conforme as marcas das cerâmicas nos tijolos. As telhas originais são de origem francesa da cidade de Marselha, bastante resistentes que foram com passar do tempo sendo substituídas por cópias feitas em formas também nas cerâmicas locais um desafio do projeto em preservar e manter as características originais dos telhados.

Existem tombamento de nível 1 onde todas as características internas e externas precisam ser preservadas, e tombamentos de nível 2, o que significa que apenas os aspectos visuais externos das fachadas, calçamentos e telhados devem ser mantidos. Na linguagem técnica específica do patrimônio chamamos de preservação de suas características originais, como por exemplo: sheds, janelas, batentes, portas, cores e outros elementos; além da volumetria dos edifícios, mantendo as características originais de telhado, muros, fachadas, calçamentos, cores entre outros.

O desafio de compatibilizar o restauro deste edifício tão específico para uma nova função de galerias de museu de arte é enorme, porque as questões de preservação de obras de arte para a apreciação do público em uma galeria, envolve segurança física das obras e visitantes. Além do controle ambiental de umidade e iluminação mediante climatização do ambiente, seja com umidificadores especiais que retiram ou emitem umidade no ambiente, e com medições de luxímetro para aferir a luminosidade em lux (unidades de medida da quantidade de luz emitida) e controlar com iluminação natural e artificial, com filtros e dimerização.

No Fama Museu há um diálogo permanente entre a memória do trabalho de centenas de profissionais da cadeia produtiva da fiação e tecelagem de todo o século passado, com as obras de arte de diversos períodos históricos, sendo predominantemente de arte contemporânea brasileira.

O Museu é exemplo em democratizar a arte contemporânea no país, com projeto do Parque Escultórico Linear que ao longo da Avenida Galileu Bicudo, expõe esculturas de grandes dimensões de artistas como: Marcelo Nichi, Gilberto Salvador entre outros como já tivemos expostos Marcos Amaro e Caíto. Ainda nas áreas internas e no Jardim Dona Helena – onde há obras de artistas como Amílcar de Castro, Mestre Didi, Tomie Otake, Emanoel Araújo, Marcos Amaro entre outros nomes singulares da arte brasileira. Ainda no interior de galerias parte da coleção Marcos Amaro com artistas de todos os períodos artísticos da arte brasileira.

A instituição como projeto cultural é uma excepcionalidade no interior de São Paulo, e um investimento de coragem no país pelo empresário Marcos Amaro que contribuiu para atratividade turística do município, na empregabilidade local além de contribuir com a qualidade de vida em Itu e na valorização identidade cultural do município.

Considerando esse elenco de singularidades o governo contemplou mediante justificativa técnica a instituição junto ao edital, qualificando-a a receber o aporte de recursos, por estar em dia com todos os impostos recolhidos e certidões positivas emitidas junto ao Estado sem qualquer tipo de impedimento, o que é raro e louvável trata-se de um reconhecimento público da lisura administrativa da instituição.

Quais foram os principais desafios enfrentados na elaboração e aprovação desse projeto?

Como disse a Instituição ser reconhecida como Patrimônio Cultural, ter o Projeto Executivo de Restauro aprovado junto aos órgãos de preservação e estar em dia com recolhimentos de impostos, viabilizou o estudo e a contração da equipe das empresas Txai e Peripatéia Cultural para elaboração do projeto para concorrer ao edital. Outro favor técnico que contribuiu para vitória foi a soma dos curriculum dos componentes, destacando a minha formação como Museólogo especialista em Museologia e Patrimônio Histórico, com experiência acumulada de atuar entre jan. 2017 – fev. 2023 como Diretor de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Itu e a cooperação técnica junto ao Prof. Dr. LD. Marcos Tognon da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, mediante o Grupo de Inovação e Pesquisa para o Restauro – IRP que atua na área de Restauro, Conservação e Gestão, do Patrimônio Cultural, e busca além de soluções práticas produzir e difundir conhecimento científico para sociedade, o que está alinhado as atividades e objetivos do FAMA Museu. Este cenário favorável foi construído junto à instituição presidida pelo Sr. Rodrigo Viriato – Diretor Institucional, pela Sr.ª Maitê Velho – proprietária da empresa Txai Cultura e Patrimônio, responsável pela Produção Cultural e as diretrizes técnicas do recorte do projeto executivo principal que deu origem ao projeto de restauro do telhado criado pelo Dr. Emerson Ribeiro Castilho – proprietário da empresa Peripatéia Cultural.

E como a comunidade de Itu está envolvida neste projeto?

A comunidade Ituana segue permanentemente envolvida com museu seja fisicamente caminhando ou em trânsito junto a Avenida Galileu Bicudo usufruindo das obras de arte em ambiente público, com as atividades educativas nas escolas e universidades locais, além do privilégio de ter a sua disposição todos os dias poder desfrutar fisicamente da instituição.

Há também a interface com as redes sociais que atualizam toda comunidade sobre a evolução e cumprimento das etapas da obra. E divulgação do projeto junto à imprensa local. Haverá como contrapartida atividades para o público com necessidades especiais com instituição a ser convidada, e capacitação de educadores da rede pública de ensino sobre o projeto, previsto para acontecer nos próximos meses com retorno dos professores as atividades escolares.

Há diálogo para se pensar visitas técnicas para visitantes ituanos e turistas e um curso de formação universitária, acompanhado de uma exposição sobre o Projeto de Restauro do FAMA Museu os futuros projetos comprometidos com sustentabilidade e ESG da Instituição. 

Nos informe a importância de projetos como esse para a sociedade e dos incentivos culturais.

Projetos como o nosso ituano demonstram o interesse do Plano de Governo do Estado de São Paulo mediante a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SCEIC-SP) em promover e fomentar primeiro a Preservação do Patrimônio Histórico pelo CONDEPHAAT e os Museus Privados fora da capital mediante o Sistema Estadual de Museus – SISEM e Diretoria do Patrimônio Museológico como caso do FAMA Museu que promove a Arte no interior. Por isso essa categoria de edital faz referência a uma premiação, e a instituição – como projeto de empreendimento da Economia e Indústria Criativas, tem seu reconhecimento e valorização por parte do estado. É para todos os ituanos se orgulharem de possuírem um patrimônio de singular importância preservado e em uso como Museu de Arte Contemporânea compromissado com democratização e pleno acesso à cultura.

Quais são os próximos passos do projeto e qual é a expectativa de conclusão? 

Por questões técnicas e pessoais houve a necessidade de trocar o arquiteto responsável pela execução da obra, o que atrasou parte dos procedimentos. Se junta ao time o arquiteto Ms. Valdemir – Prof. da Escola da Cidade que traz um ganho a mais para o projeto. Que passa a incluir um sistema de drenagem de águas pluviais que leva em consideração a nova legislação aprovada em 2012 e introduz o memorial de cálculos para escoamento das águas de chuva em tempestades tropicais, considerando as mudanças climáticas que batem as portas atualmente.

Também seguimos com tratamento das telhas já higienizadas com produtos químicos para impedir crescimento biológico e impermeabilizar a cerâmica, já identificamos cinco tipos de telhas diferentes que precisam ser compatibilizadas. Iniciam-se os serviços de marcenaria para fatura e restauro das terças estruturais do telhado, e dos serviços de serralheria para instalação dos vidros nos sheeds, bem como compra e instalação das calhas de recolhimento das águas de chuva, e troca de parte do madeiramento – ripamento que sustentem as telhas. Finalmente serão instaladas as telhas e finalizado o sistema de drenagem de águas pluviais. Há expectativa de finalização no mês maio. Seguem com a volta às aulas os ajustes para o desenvolvimento das atividades descritas de contrapartida junto aos públicos específicos dos portadores de necessidades especiais e educadores, e do público geral e turistas.

Agradecemos pela sua disponibilidade e por compartilhar informações valiosas sobre este projeto de restauro. Desejamos muito sucesso na sua execução e esperamos ver esta parte do telhado do Fama Museu restaurado em breve.