Fábrica de Arte Marcos Amaro

EXPOSIÇÃO / passada

A onda, a água e o mundo flutuante

A onda, a água e o mundo flutuante

A grande onda sobre Kanagawa (de 1830), assustadora, que destrói tudo ao quebrar-se sobre um barco de pescadores, de autoria de Katsushika Hokusai (1760-1849), influenciou muitos artistas ocidentais quando o conjunto de gravuras do japonês veio a ser conhecido no século XIX. Entre eles Van Gogh, Monet e o compositor Claude Debussy, que criou a sinfonia La Mer, depois de ver a beleza assustadora dessa xilogravura, que faz parte de uma série sobre o Monte Fuji.

A imensidão do oceano sempre instigou os artistas e é o que vemos na série de quatro gravuras de Gilberto Salvador, artista que velejou pelo alto-mar em um barco catamarã. A sinfonia sobre a água é apresentada junto das matrizes de metal e de outras quatro “pinturas” feitas a partir de impressões que deram errado e foram transformadas em monotipias.

Para Gilberto Salvador – que nasceu em São Paulo, em 1946, formou-se em arquitetura em 1973 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) -,  a arte é como uma partitura musical, um elemento de transformação. Vê a obra de arte como uma pequena semente que, ao germinar, expressa sensações e sentidos e transforma as pessoas, servindo como elemento de motivação para o mundo sensível.

Sua obra se caracteriza pela oposição entre o gesto solto e o traço rígido, as formas orgânicas e inorgânicas, entre o movimento e o estático. Nas suas telas, desenhos e gravuras, como as vistas nesta exposição, pode-se observar as formas vivas do mundo que dialogam com gestos abstratos, que muitas vezes podem se aproximar da geometria.

Viver no mar, nadar, mergulhar e velejar. Basta olhar que o mar acalma. O mar ajuda a criar. O catamarã, barco oceânico, que atravessa mares, que exige conhecer navegação marítima, o saber das direções do vento e de onde vêm as correntes marítimas. É essa natureza marítima que o inspira nessa sinfonia sobre a água. Esse convívio é necessário para Gilberto Salvador que velejou e foi em algum momento homem do mar.

Essa série de gravuras tem o balanço da água e as ondas que quebram. Quase sugerida é quase abstrata e também figurativa. É sua vida nas ondulações e nas formulações do movimento. Nem geométricas e nem totalmente orgânicas. São formas híbridas como as da natureza. Curvas, retas, linhas, manchas ao acaso e acidentais, podem ser gestuais ou mesmo simples respingos da tinta derramada sobre a chapa de metal. São ritmadas como na partitura musical.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this