Fábrica de Arte Marcos Amaro

EXPOSIÇÃO PERMANENTE / em cartaz

“Fóssil”, Marcos Amaro

Quem transita próximo a FAMA Museu já consegue avistar parte de uma máquina que supera em altura o muro do museu. “Fossil” (2020), um ready-made do artista Marcos Amaro, é uma apropriação de uma peça bastante utilizada na extração de petróleo: uma bomba de vareta de sucção. O artista nos leva a contemplar a ferrugem de uma tecnologia que vem se tornando gradualmente obsoleta – com a consciência de que as nossas fontes de energia não são mais apropriadas e nem sustentáveis. Desgastada pelo tempo e deslocada da sua função inicial, a peça tem um formato peculiar que lembra um dinossauro habitando a antiga fábrica de tecidos – por isso o título Fossil.

Marcos Amaro recorda sua infância ao contemplar essa tecnologia – relação afetiva que o artista mantém com as peças industriais, ou com a memória delas. Desta vez, diferente de outros trabalhos, Amaro não corta ou sedimenta a obra; deixa-a intacta, sem acúmulo ou colagem. Qual o significado de museificar uma máquina que um dia foi tecnológica, dentro de um museu que um dia também foi um espaço industrial? Cada vez mais temos a sensação de que a tecnologia se torna obsoleta muito rápido. Essa sensação não é exclusiva da nossa época – outros períodos da humanidade viveram revoluções que enterraram as suas tecnologias. Em uma sociedade ávida por mudanças, nenhuma mudança prevaleceu por muito tempo. Ao fossilizar a tecnologia do passado, Marcos Amaro expõe a velocidade com que a evolução e o conhecimento se tornam obsoletos. Uma lápide de parte da nossa história que aponta para a antiguidade da transformação.

[Fossil, 2020. Cavalo de pau, dimensões variáveis]

Stefanie Klein
Equipe de Comunicação

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this