/ Jardim Dona Helena

O Jardim Dona Helena é um espaço de contemplação e aproximação com a natureza que abriga dezenas de tipos de plantas e árvores. O nome se deu em homenagem a avó materna do artista e presidente da FAMA Museu, Marcos Amaro.

No Jardim encontram-se mais de 30 obras de arte de nomes importantes para a história da arte brasileira, entre eles Tomie Ohtake, Gilberto Salvador, Mestre Didi, Franz Weissmann, Emanoel Araújo, José Spaniol, Regina Parra, Carmela Gross, Kimi Nii, entre outros.

Ao entrar e sair das salas expositivas, o visitante tem um momento de respiro pelo jardim, passeando por árvores centenárias que vivem no espaço desde a época da Fábrica São Pedro. Outras que chamam atenção são as árvores frutíferas como goiabeiras, abacateiros, jabuticabeiras e mamoeiros. Além disso, o Jardim recebe diariamente a visita de pássaros como bem-te-vis, maritacas, andorinhas e até mesmo gaviões. E claro, o grande destaque é a família de urubus que vive na chaminé da Fábrica, que fica na parte dos fundos do Jardim Dona Helena, eles se tornaram mascotes da FAMA Museu!

O Jardim passa diariamente pelos cuidados especiais da Equipe Platô, responsáveis pela beleza e grandiosidade desse espaço. Quando estiver na FAMA Museu, guarde um momento para contemplar as obras e também a natureza!