Exposição /

Corredor Cronológico Fábrica São Pedro

Mantendo viva a história da Cia Fiação e Tecelagem São Pedro (Itu-SP)

Por Michele Tavares, Turbo Labs

No final de 1912, a Cia Fiação e Tecelagem São Pedro, localizada em Itu, interior de São Paulo, empregava cerca de 200 operários. Ao longo de sua primeira década, esse número cresceu para aproximadamente 600, e se somarmos os trabalhadores da fiação Maria Cândida, erguida em 1924 pelos mesmos proprietários para atender à crescente demanda, o total poderia chegar a mil.

Fotos históricas da antiga Fábrica São Pedro (arquivo Fama Museu)

Com uma arquitetura de estilo industrial contendo telhados da época, pilares sequenciados de madeira, janelas e portas em formatos de arco, chão de lajota, paredes de tijolinhos de barro, entre outras características construtivas do início do século XX, atualmente, o complexo centenário de 25 mil metros quadrados, que acaba por si só, estigando a curiosidade dos visitantes, que tem como maior interesse em saber o que acontecia no local, abriga o Centro Cultural Fábrica São Pedro, com seu principal residente sendo o Fama Museu, que oferece grandes exposições e atividades de mediação cultural, no dia 29 de junho de 2024, inaugurará, com visitação gratuita, a exposição “Corredor Cronológico Fábrica São Pedro”, que contará detalhes de como o espaço funcionava no passado, mostrando o material em forma bruta sendo lapidado até alcançar o produto final, seguido de imagens históricas que para além de parágrafos também trabalham as questões visuais, e expande a cabeça do leitor na qual além de entender a história desenvolve uma habilidade de reviver o passado e ao adentrar nas salas de exposições se deparam com um choque de atualidade se misturando com passado.

Mantendo viva a memória, o valor histórico e cultural do local, o corredor da Fábrica São Pedro, abrigará a exposição permanente, que compõe a contrapartida do Projeto Restauro do Telhado para a Habilitação de Novas Galerias do Fama Museu, contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Editais 35/2023 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

A exposição ocorrerá no dia 29 de junho de 2024, às 12h, no Centro Cultural Fábrica São Pedro (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Itu/SP). Confira mais detalhes sobre a programação nas redes sociais do Centro Cultural @fabricasaopedro e do Fama Museu @famamuseu.

Escritas e marcas no corredor | Foto: Michele Tavares | Turbo Labs

Confira como foi a abertura da exposição Corredor Cronológico Fábrica São Pedro, que ocorreu no dia 29/06, no Centro Cultural @fabricasaopedro, uma ação de contrapartida do Projeto Restauro do Telhado para a Habilitação de Novas Galerias do Fama Museu, contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Editais 35/2023 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Ao adentrar o corredor, os visitantes foram transportados para o passado glorioso da antiga Cia Fiação e Tecelagem São Pedro. Fotografias em preto e branco capturaram momentos épicos da fábrica, onde profissionais habilidosos deram vida aos primeiros produtos que se tornariam ícones de qualidade e tradição.

Contamos com a presença de pessoas que trabalharam na fábrica e juntos se emocionaram ao relembrar toda a trajetória, cujas memórias e histórias pessoais enriqueceram ainda mais o ambiente de celebração e nostalgia.

Este corredor cronológico não é apenas uma exposição; é uma homenagem viva à perseverança, ao espírito empreendedor e à dedicação incansável que transformaram uma modesta fábrica em um símbolo de orgulho local. Ao relembrar cada capítulo dessa rica e importante história, a Fábrica São Pedro reafirma seu compromisso com a preservação do passado enquanto continua a escrever seu futuro.

Gostaríamos de agradecer a presença de todos neste momento marcante para nossa história. Venham visitar a exposição, a entrada é gratuita!