EXPOSIÇÃO / em cartaz

Flávio de Carvalho e a Criação de Novos Valores

A exposição “Flávio de Carvalho e a Criação de Novos Valores” nos convida a mergulhar na audácia criativa de um artista que não apenas desafiou normas, mas reinventou concepções. O ponto central desta mostra é a icônica criação de Carvalho: o “New Look” ou “traje de verão”. Apresentado na “Experiência nº 3” de 1956, onde Carvalho percorreu as ruas de São Paulo vestindo esta endumentária revolucionária – uma roupa masculina pensada para o clima tropical, composta por blusa, saiote, meia e sandália. Este traje vai além de um mero elemento de moda; ele se posiciona como um manifesto audacioso contra as restrições sociais e culturais de sua época, ilustrando a coragem e a visão avant-garde do artista.

A exposição evidencia como, através de um único traje, Carvalho foi capaz de comunicar uma linguagem visual radicalmente nova, desmantelando os paradigmas convencionais de moda e arte. Ele ecoa a filosofia de artistas como Joseph Beuys, valorizando a arte como um meio performático e transformativo, capaz de provocar reflexão e mudança.

Marcos Amaro
Curador