Fábrica de Arte Marcos Amaro

EXPOSIÇÃO / passada

“José Antônio da Silva: um caipira moderno”

Abertura: 24 de abril de 2022

“José Antônio da Silva: um caipira moderno” reúne trabalhos de José Antônio da Silva (Sales de Oliveira, SP, 1909 – São Paulo, SP, 1996) das décadas de 1930 a 1990. Com curadoria de Odécio Visintin Rossafa Garcia, são apresentadas cerca de 60 obras, divididas em 8 seções.

Silva foi um homem muito apegado à sua fé católica representada por suas igrejas nas quais os colonos sempre se encontravam durante as missas. Ser caipira também é, entre muitas outras coisas, ser festeiro. As obras de José Antônio evidenciam esse aspecto – primeiro com as brincadeiras de crianças, e depois com os folguedos adultos, como o de São João, da Festa de Reis, Natal, Páscoa e as quermesses. O mundo dos tropeiros, profissão e atuação que o pintor exerceu com seu pai na adolescência, é representada de maneira singular na seção sobre o tropeirismo.

A exposição também apresenta registros e retratos do seu último amor: Graciete Ferreira Borges – mulher guerreira e nordestina da Bahia, que esteve presente até seus últimos anos de vida. Foram inseridas peças pintadas por ela a partir da paleta de cores e telas do próprio Silva.

Odécio Visintin Rossafa Garcia
Curador

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this