Educativo / Museu e Escola 2025
No dia 18 de outubro, foi realizado o Curso Museu-Escola 2025, com o tema “36ª Bienal de Arte de São Paulo: Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática”.
Neste dia 18 de outubro de 2025, o Museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA), em parceria com a Diretoria Estadual de Ensino de Sorocaba e o SESC Sorocaba, realizou mais uma etapa do curso gratuito Museu Escola 2025, aprovado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE).
Nesta edição, foi desenvolvida a aula com o tema 36ª Bienal de Arte de São Paulo: Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática. Com foco em práticas pedagógicas, o encontro foi conduzido pelo Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho, diretor e curador da mostra, e a Prof. Ms. Sonia Leni Chamon, docente do CEUNSP, com participação especial de Renato Lopes, assessor de Educação da Fundação Bienal de São Paulo.
O Museu Escola 2025 é composto por oito módulos distribuídos ao longo do ano e tem como objetivo fomentar a formação continuada de educadores, incentivando o uso dos espaços museológicos como instrumentos pedagógicos. Por meio de encontros, vivências, debates e visitas mediadas, os participantes são convidados a refletir sobre temas fundamentais para a educação, a cultura e a construção de identidades no Brasil.
A atividade, gratuita e destinada a pessoas com mais de 16 anos, fortalece a integração entre escola, museu e comunidade.
Fotos por: Arthur Rodrigues, Rafaela Mattos e Talles Oliveira