Educativo /
No sábado, 30 de agosto, o Museu FAMA abriu suas portas para o segundo encontro da Ação Mediação Roda de Conversa com artista do Projeto Programação Educativa e Cultural – PRONAC 2410672, desta vez com a artista visual,professora e pesquisadora Sonia LeniChamon.
Ministério da Cultura apresenta: Programação Educativa e Cultural do FAMA Museu Realização do Ministério da Cultura –Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Itaú Unibanco e suas marcas, copatrocínio do Inter, apoio Apolo Espuma e colaboração do Grupo Gastronômico La Primola e Instituto Kobra.
No sábado, 30 de agosto, o Museu FAMA abriu suas portas para o segundo encontro da Ação Mediação Roda de Conversa com artista do Projeto Programação Educativa e Cultural – PRONAC 2410672, desta vez com a artista visual,professora e pesquisadora Sonia LeniChamon. A atividade gratuita reuniu professores, estudantes e interessados em práticas culturais, fortalecendo o papel da arte-educação como espaço de diálogo e construção coletiva.
Com uma trajetória marcada pela atuação em diferentes níveis de ensino — da educação infantil àpós-graduação —, Sonia compartilhou suas experiências como docente, coordenadora e pesquisadora. Sua fala destacou como a prática artística, em especial a aquarela, pode se tornar uma ponte sensível entre os processos de aprendizagem e a vivência museológica, criando novas formas de pertencimento e de encontro com a arte. O encontro também contribuiu para valorizar expressões da cultura brasileira, evidenciando tradições, histórias e saberes que dialogam com o presente.
Momentos como esse aproximam o público dos artistas, possibilitando conhecer suas pesquisas, referências e sensibilidades. Além de abrir espaço para novas conexões, a ação facilitou o acesso à arte e à cultura e estimulou reflexões que ampliam o repertório cultural e artístico dos participantes. Os retornos da pesquisa de satisfação comprovam o impacto da atividade. Entre os comentários recebidos, destacam-se: “Muito proveitoso”, “Curso ótimo”, “Muito profunda a experiência e enriquecedora”, “A importância da pesquisa e o olhar da arte sobre a sociedade”, “Muito grata pela oportunidade!”, “A didática excelente”, “Vou ter um novo olhar e percepção sobre a Arte e Cultura brasileira” e “Todo o conhecimento passado serviu para acrescentar ao nosso repertório artístico”. Relatos que reforçam o quanto iniciativas como essa são transformadoras.
A atividade foi conduzida pelo Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho, diretor do Programa Educativo do Museu FAMA, e mediada pelo Prof. Eduardo Martins e Prof. Thiago Raymundo, ampliando as trocas entre artista e público. Realizada em espaço acessível e com a presença de intérpretes de Libras, reafirmou o compromisso do Museu FAMA com a inclusão e a diversidade.
Mais do que uma conversa, a manhã foi um convite à escuta e ao aprendizado mútuo, consolidando a missão do Museu FAMA de promover experiências que aproximem a arte da vida cotidiana, ampliem horizontes da educação cultural e inspirem novas leituras sobre a sociedade.