EXPOSIÇÃO / EM CARTAZ
Nuno Ramos e Marcos Amaro abrem mostra no Museu FAMA
Obras “Palavra Salobra” de Nuno Ramos e “Mustang” de Marcos Amaro
“A Força do Diálogo: Nuno Ramos e Marcos Amaro” apresenta trabalhos que marcaram suas trajetórias
Da contemporaneidade que abriga a criatividade e maestria de Nuno Ramos em consonância com o interesse em produzir obras que ressignificam materiais de Marcos Amaro, nasce a mostra “A Força do Diálogo: Nuno Ramos e Marcos Amaro”, a partir de 14 de março, no Museu FAMA, em Itu, São Paulo. Donos de um estética ousada e estilos inconfundíveis, os artistas dialogam nessa mostra com obras que permeiam suas histórias, reveladas na Sala Almeida Jr., no Setor 5.
Trata-se de um diálogo entre criações de diferentes períodos de Nuno e outras que são parte da construção da trajetória de Amaro, “trajetória essa que atravessa e ecoa a dele em muitos aspectos”, nas palavras de Marcos. Nuno Ramos é artista plástico, compositor, dramaturgo, escritor e ensaísta, e há mais de 30 anos trabalha com sobreposição de materiais, que vão de vaselina à cera de abelha, até pigmentos, tinta a óleo, tecidos, plásticos e metais. “O que mais me toca é a pintura, a organização dos materiais e a forma como eles se apresentam ao mundo”, revela Amaro. “Nuno é, para mim, um dos grandes artistas da contemporaneidade. Embora eu pertença a uma geração posterior à sua — como costuma acontecer — foi justamente seu trabalho que abriu caminhos e possibilidades de expansão de linguagem para a minha geração e para a minha própria prática artística”, completa Marcos.
E com base nessa admiração a mostra traz dezenas de obras de ambos os artistas, inclusive, em relação aos trabalhos de Nuno, algumas são parte do acervo pessoal de Amaro que além de empresário e fundador do Museu FAMA, é colecionador. Enquanto artista plástico, Marcos Amaro é conhecido por um estilo peculiar que mistura estética industrial com toques de afeto e nas quais revela seu profundo interesse pela matéria, conferindo-lhes novos sentidos e narrativas.
“A Força do Diálogo: Nuno Ramos e Marcos Amaro” apresenta obras de grandes dimensões, tridimensionais e que se destacam por sua espacialidade e volumetria. Para além da complexidade de execução e plasticidade que as envolvem, as obras que compõem a mostra se conectam diretamente com a generosa escala dos galpões do Museu e ficam em cartaz até 1 de novembro de 2027.
A exposição é apresentada pelo Ministério da Cultura e realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio master do Itaú Unibanco e suas marcas, patrocínio do Too Seguros, copatrocínio da Starrett e apoio da Magitex. A mostra integra o Plano Bianual de Ações do Museu FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro (PRONAC 254601).
Serviço
Museu Fama
Exposição: “A Força do Diálogo”
Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Vila São Francisco – Itu/SP
Abertura: 14 de março
Período expositivo: 14/03/2026 a 1/11/2027
Horário de visitação: às quartas-feiras, e de sexta a domingo, das 11h às 17h