Fábrica de Arte Marcos Amaro

PLATAFORMA EDUCATIVA VIRTUAL /

Plataforma Educativa

/ O QUE TORNA UM MUSEU, EDUCATIVO?:
A FAMA MUSEU LANÇA PLATAFORMA EDUCATIVA VIRTUAL
QUE APROXIMA O PÚBLICO DE SEU ACERVO

O Observatório de Criação da Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA Museu) lança o Museu Educativo: Acervo em Exposição. A plataforma pedagógica conta com atividades específicas voltadas para o meio digital e que potencializam a experiência do público na mostra “Acervo em Exposição”, em exibição desde o primeiro semestre de 2021. O projeto é mais uma iniciativa da FAMA Museu que possibilita que os mais variados públicos do espaço conheçam o seu acervo, hoje com cerca de 2 mil peças de arte brasileira e internacional.

Produzido em parceria com o Instituto Bem Cultural – IBC, o Museu Educativo : Acervo em Exposição foi idealizado no contexto de crise sanitária e isolamento social devido ao novo coronavírus (covid-19). Por meio de tutoriais explicativos, construção de produtos multimídia e jogos, a plataforma ampliará o entendimento e a apreciação das obras de arte apresentadas na mostra “Acervo em Exposição”. Assim, a ideia é estabelecer diálogos entre a Coleção Marcos Amaro e os repertórios dos públicos, que podem acessá-la de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Na exposição, os visitantes são apresentados a um recorte curatorial do acervo da FAMA Museu. Este é articulado a partir de questões políticas, técnicas, históricas e sociais que permeiam o local onde o museu está sediado (uma antiga fábrica têxtil na região de Itu), a arte contemporânea e suas linguagens. São pinturas, esculturas, fotografias e instalações de artistas tais como Adriana Varejão, Tunga, Hélio Oiticica, Carlos Vergara, Nuno Ramos, Sônia Gomes, dentre outros, que evidenciam (e potencializam) a interdisciplinaridade da arte por meio de temas relevantes e atuais. Além da visita presencial, cada sala da exposição também pode ser acessada pelo site da FAMA em um tour virtual, facilitando o uso da plataforma Museu Educativo, também disponível online.

Desenvolvedora do projeto, o Instituto Bem Cultural – IBC é uma Instituição de direito privado sem fins lucrativos, constituída em 2011 e sediada em Brasília (DF). O IBC é um espaço de reflexão das políticas e da gestão cultural, que busca o desenvolvimento territorial por meio da promoção dos ativos culturais, articulando o direito à cultura e à cidadania. Suas atividades se referem a execução direta de pesquisa, projetos e programas de Cultura.

A plataforma Museu Educativo reforça os propósitos do Observatório de Criação da FAMA Museu: é difundir a importante coleção de um museu e formar seu público por meio do contato com a arte. Com ações culturais e educativas tal como esta, a FAMA mantém-se em diálogo com os maiores museus do mundo que, em tempos de pandemia, estabeleceram parcerias e alcançaram estudantes, professores e o público em geral mesmo à distância. Assim, a tecnologia é utilizada como mediadora de mudanças sociais, facilitando a experiência com a arte ao extrapolar os limites físicos e geográficos do museu.

SAIBA MAIS
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this