Reforma de parte do telhado da antiga Tecelagem São Pedro foi concluída

A Companhia de Fiação e Tecelagem São Pedro, que operou de 1912 a 1990, atualmente conhecida como Museu FAMA, é um exemplo notável de arquitetura industrial com técnicas construtivas de alvenaria e estilos eclético e manchesteriano. O complexo possui telhados serrilhados no estilo shed e coberturas de telhas cerâmicas tipo francesa de Marselha. Com características que lembram uma cidadela, o complexo é um testemunho edificado da riqueza econômica dos ciclos do café e do algodão. Este patrimônio industrial raro exibe uma monumentalidade europeia e refinamentos que enriquecem a paisagem urbana da cidade de Itu, no interior de São Paulo.

No entanto, parte do telhado, uma das principais marcas desse patrimônio na paisagem urbana, estava em colapso. A cobertura encontrava-se em avançado estado de degradação devido ao ataque de cupins, fungos, vegetação, excrementos de aves e morcegos. Além disso, a exposição ao sol, chuva, vento, poluição e umidade, acelerou a deterioração da estrutura. Com o tempo, as telhas cerâmicas centenárias tornaram-se porosas, aumentando sua capacidade de retenção de água e, consequentemente, seu peso durante as chuvas, isso gerava uma sobrecarga nas estruturas de madeira fragilizadas, contribuindo para o colapso iminente.

O sistema de drenagem pluvial, que tem mais de cem anos, estava inoperante, com calhas, rufos e condutores totalmente oxidados e degradados. As estruturas metálicas dos sheds também estavam corroídas, com mais de 50% dos vidros quebrados ou ausentes, permitindo a entrada de água da chuva e sujeira, além do acesso de animais.

O Projeto Restauro do Telhado para a Habilitação de Novas Galerias do Fama Museu, contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Editais 35º2023 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, abordou parcialmente esses problemas sistêmicos, reintegrando a parte desabada da cobertura e preservando o patrimônio. Foram realizados tratamentos restaurativos no madeiramento original, incluindo descupinização, tratamento dos trechos comprometidos, substituições, enxertos e confecção de réplicas para restaurar a sanidade estrutural das madeiras, finalizando com pintura. O telhado foi totalmente desmontado para a seleção e avaliação das telhas originais, que passaram por higienização e selamento antes de serem reaproveitadas na cobertura.

Além das intervenções técnicas, foram realizadas também importantes ações de contrapartidas para o público, como visitas guiadas ao museu para deficientes visuais, curso do Uso do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Ituano como ferramenta pedagógica, workshop sobre Métodos Construtivos e sua Evolução e por fim, a exposição Corredor Cronológico Fábrica São Pedro, que conta detalhes de toda a história e evolução da antiga Tecelagem São Pedro.