Fábrica de Arte Marcos Amaro

EXPOSIÇÃO / passada

Tríptico

Tríptico

Plantas tomando paredes destruídas pelo tempo, como uma vegetação parasita, que transborda e transforma. Elas dominam a cena da paisagem, se correlacionam e se fundem em um só corpo. As esculturas de Rodrigo Sassi têm esse mesmo efeito parasitário ao se projetarem para fora das paredes e das pilastras da Fábrica de Arte Marcos Amaro. O artista é o quarto nome contemplado pelo Edital de Ocupação FAMA e estreia em 13 de abril o projeto inédito Tríptico, curado por Ricardo Resende.

O artista parte da relação entre arquitetura, o entorno urbano em que está inserido e suas referências plásticas para dar vida a estruturas que interagem com o espaço. Sua instalação escultórica vai ocupar o entorno da antiga casa de energia da Fábrica São Pedro, com formas orgânicas que intervêm e transformam o local.

Sua escultura vem da rua, de recursos encontrados em vias públicas. É com isso que Sassi traz à tona o contraste de suas formas abstratas, que fundem certa brutalidade a uma sensação de leveza. “O desenho das esculturas é o mesmo grafismo emaranhado visto nas pichações dos muros e paredes das cidades”, pontua Ricardo Resende, curador da exposição.

Nascido e criado em São Paulo, a influência da metrópole é onipresente em sua obra. Sassi, que vem da cultura do skate e do grafite, tem também a noite e a música como inspirações.

Suas esculturas não obedecem ao senso comum. O artista molda suas obras com formas feitas de madeira compensada ou então esculpe moldando – um jeito de talhar curvas através de cortes na madeira. Feito isso, preenche a forma com concreto. “Ele obtém uma estética da degradação (controlada) e do abandono consciente provenientes de mofos e infiltrações, com cores vistas em suas ‘telas’ que remetem o espectador às pinturas tachistas abstratas”, reflete Resende.

Na Sala 6, o artista exibe a faceta documental de seu processo de criação: são matrizes de gravuras. Recortes de madeiras e restos do que prepara para fazer os moldes foram reorganizados sobre placas, como uma xilogravura e impressos sobre papel. “As matrizes de madeira que se conectam com as esculturas lembram a origem da matéria. Nada mais são que os rastros e as marcas da escultura”, finaliza o curador.

Sobre o artista

Rodrigo Sassi nasceu em 1981 em São Paulo e, atualmente, vive e trabalha na cidade. Em 2006, graduou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Iniciou sua trajetória artística na prática de intervenções urbanas nas quais utilizava a cidade como suporte de atuação, reflexão e inspiração para suas obras. Aprofundou sua pesquisa urbana e a transformou em referência estética e conceitual para um trabalho tridimensional que caminha entre a escultura e a instalação.

Seu trabalho já foi exibido em individuais de instituições como Centro Cultural São Paulo (CCBB) e Red Bull Station além de galerias como MdM, de Paris, e Nosco, de Londres. Participou de coletivas no Museu Oscar Niemeyer, Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), Caixa Cultural Rio de Janeiro, Frameless Gallery, em Londres, dentre outras. Sassi foi reconhecido com prêmios como o PROAC Artes Visuais (2016), Sculpture Space (2016), em Nova York, e Cité Internationale des Arts de Paris (2014/2015). É o quarto artista contemplado pelo edital de Ocupação Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this