WORKSHOP /

Workshop Métodos Construtivos e sua Evolução

Data: Sábado, dia 29 de junho de 2024

Horário: 9h – 14h

Local: Centro Cultural Fábrica São Pedro (R. Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Bairro Alto, Itu – SP, 13300-190)

O workshop abordará a evolução dos métodos construtivos desde os tempos do homem de Neandertal até os dias atuais, incluindo curiosidades, particularidades e técnicas que marcaram diferentes períodos históricos. Será uma oportunidade única para explorar as inovações tecnológicas que permitiram a evolução da humanidade, demonstrando a passagem das civilizações e suas contribuições para o desenvolvimento construtivo.

Entre os tópicos abordados, destacam-se os métodos construtivos que surgiram da necessidade de criar algo a favor das sociedades, muitas vezes utilizando itens e objetos próximos que acabaram sendo ressignificados. Os participantes terão a oportunidade de interagir diretamente com duas atividades práticas: a confecção de tijolos de adobe e a técnica da taipa, representando os primórdios evolutivos dos métodos construtivos.

Este evento é uma ação de contrapartida do Projeto “Restauro do Telhado para a Habilitação de Novas Galerias do Fama Museu”, contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Editais 35/2023 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Ministrado por:

MAURÍCIO KORGISKI – Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Salto/SP, e tecnólogo em Design de Interiores pela ETEC Fernando Prestes, Sorocaba/SP. Maurício possui experiência na área de projetos expográficos, art handler e produção de exposições. Atualmente, atua como projetista de exposições na Fábrica de Artes Marcos Amaro – FAMA Museu.

LUCIANA BERNARDES – Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2017) e em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Eniac (2022). Luciana tem experiência na área de conservação de acervos, documentação, catalogação e exposições. Atualmente, é museóloga na Fábrica de Artes Marcos Amaro – FAMA Museu, com foco na conservação e gestão do acervo.

Público Alvo: o workshop é aberto ao público em geral e destinado a profissionais e entusiastas da área de arquitetura, museologia, história da arte e demais interessados em conhecer mais sobre as técnicas construtivas ao longo dos tempos.

As inscrições são GRATUITAS e LIMITADAS, com certificação pelo Fama Museu.

CLIQUE AQUI E CONFIRA COMO FOI O WORKSHOP