/ Acompanhe essa transformação

Parte do telhado da antiga Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro e agora Fama Museu, está em processo de restauro

No final do mês de outubro/23, foi iniciado o Projeto Restauro do Telhado para a Habilitação de Novas Galerias do Fama Museu, contemplado pelo ProAC Editais/2023 – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O projeto que já encontra-se em andamento, com o início do alinhamento entre os responsáveis para abordagem das pautas restaurativas no feitio da obra, considera o processo de restauração de uma parte do telhado de um dos galpões aqui do Fama Museu, onde por muitos anos funcionou a Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, indústria têxtil de grande relevância econômica nacional.

Fotos: Michele Tavares – Turbo Labs

O nosso museu oferece grandes exposições, editais públicos e atividades de mediação cultural. O acervo que tem sido construído ao longo dos últimos quinze anos, possui mais de 3.000 obras, com foco na arte brasileira e obras de artistas fundamentais, do moderno ao contemporâneo, como Nuno Ramos, Tunga, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Laura Lima, Carmela Gross, José Resende, Jac Leirner, Nelson Leirner, Aleijadinho, Tarsila do Amaral, entre outros, contemplando diversas linguagens artísticas, escultura, gravura, desenho, instalações, pinturas e fotografia. Com mais de oito salas expositivas, destacam-se os jardins e galpões, onde a arquitetura do início do século XX envolve o visitante em uma experiência única, em que o patrimônio dialoga com a arte brasileira.

Este é um projeto grande e inovador, que contará com a assessoria do museólogo Emerson Ribeiro Castilho, além do acompanhamento consultivo do professor doutor Marcos Tognon da Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Arte. O projeto está nas mãos de profissionais altamente qualificados e capacitados, com ampla experiência no assunto farão parte de todo o processo, que tem a previsão de finalização em fevereiro de 2024. Além disso, durante o projeto também haverá a abordagem cultural e de inclusão social em três principais frentes: a memória do edifício (arquitetura), o empreendimento e memória do trabalho (fábrica).

Incentivos culturais são de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento de projetos e ações coletivas na sociedade. O apoio a este projeto pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo concretizam a visão de revigorar os galpões da antiga Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, mantendo viva a história do espaço, mais conhecido como Fábrica São Pedro, que hoje abriga o Fama Museu. A engrenagem cultural não influência apenas ao lazer, mas também a economia de uma sociedade. As melhorias no espaço serão suficientes para que a associação realize novas atividades educativas e culturais nas instalações, além de outras exposições.

#ProAC23 #Museu