Fábrica de Arte Marcos Amaro

exposições

Em cartaz
passada

Cores do Interior

Cores do Interior é uma exposição individual da artista Renata Egreja, com curadoria de Paula Borghi.

passada

Ascensão

Embora Alexandre Ignácio Alves não trate de temas religiosos em sua nova série de pinturas, o artista parece nos convidar a testemunhar reencontros.

passada

Kandro e as Dionísiacas

As pinturas de André Albuquerque, mais conhecido como Kandro, atravessam a história da arte e da filosofia, criam uma linguagem inusual e revigorante.

Nuno Ramos
passada

Choro Negro e Série Munch

A exposição reúne duas obras de Nuno Ramos: a instalação “Choro Negro” (2014) e “Munch” (2011), uma série de desenhos feitos por ocasião da morte de sua mãe.

Foto: Wellington Silva | Turbo Labs
passada

A Força do Tridimensional

A exposição reúne obras do acervo Marcos Amaro, de artistas como Cildo Meireles, Nelson Leirner, Adriana Varejão, Henrique Oliveira, Luiz Zerbini, Leda Catunda entre outros.

Foto: Wellington Silva | Turbo Labs
passada

O Homem e a Natureza

Com curadoria de Marcos Amaro, a exposição O Homem e a Natureza, traz pela primeira vez ao público, o trabalho de mais de 45 anos do artista João Alvino, também conhecido como Mestre Alvino.

Entre épocas e estilos / Foto: Wellington Silva | Turbo Labs
passada

Entre épocas e estilos

A exposição trata-se de uma breve retrospectiva do artista sorocabano Pedro Lopes, da qual traz pela primeira vez ao público, quase seis décadas de sua produção.

ANGÁ / Foto: Wellington Silva | Turbo Labs
passada

ANGÁ

O projeto ANGÁ [em tupi significa Alma] é um projeto de exposição individual do artista indígena Andrey Guaianá Zignnatto.

Diálogos Possíveis / Foto: Wellington Silva | Turbo Labs
passada

Diálogos Possíveis

Diálogos Possíveis é uma mostra reúne obras de Rubens Espírito Santo, Anna Israel, Eduardo Berliner, Julio Bittencourt, Bruno Passos, Daniel Lannes e José Rufino.

passada

Caos on Canvas

As imagens, como um conjunto, passeiam por paisagens que propõem lugares de encontro entre o meio ambiente e as cidades no Brasil e mundo afora.

passada

“Um Presente para Ciccillo”

Em 16 de novembro de 1953, numa festa em na casa de Oscar Pedroso d’Horta, foi oferecido a Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho) um presente muito especial.

Aurora Imprevisível
passada

Aurora Imprevisível

No momento atípico de pandemia, nossas vivências se fecharam. Para os artistas, seus ateliês tornaram-se refúgios, transformando-se em mais do que locais de trabalho, tornaram-se locais de respiro.

Tarsila: Estudos e Anotações
passada

Tarsila: Estudos e Anotações

Com curadoria de Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros, exposição reúne 203 obras que estavam guardadas por mais de quatro décadas da vista do público

Acervo em Exposição / Foto: Beatriz Almeida
passada

Acervo em Exposição

Acervo em Exposição está em cartaz no FAMA Museu, dentro da Sala Almeida Júnior, exibe o acervo permanente do museu apresentando o olhar afetivo do colecionador e suas afinidades eletivas.

Ontologias
passada

Ontologias

As relações entre desenho e pintura têm, na chave da complementação, sua fala mais usual. Em consequência, traz o par projeto-obra e marca a distância entre os degraus do pensar, e do fazer.

Marcelo Moscheta: Rejeito
passada

Marcelo Moscheta: Rejeito

Marcelo Moscheta é um construtor de paisagens. Como artista é um polinizador do mundo. A arte tem que permitir a contemplação, senão não é arte.

Louise Bourgeois
passada

Louise Bourgeois

Filha de uma tapeceira e restauradora, a artista francesa Louise Bourgeois cresceu com agulha e linhas nas mãos, vendo sua mãe costurar e refazer tecidos velhos.

A onda, a água e o mundo flutuante
passada

A onda, a água e o mundo flutuante

A imensidão do oceano sempre instigou os artistas e é o que vemos na série de quatro gravuras de Gilberto Salvador, artista que velejou pelo alto-mar em um barco catamarã.

Arte na academia
passada

Arte na academia

Visitar esse acervo em construção nos permite acessar a linguagem que se propõe a coleção; nos dá a chance de participar das direções modernas e contemporâneas que ela tem tecido ao longo de sua jovem trajetória – e também os caminhos que pretende trilhar.

Tríptico
passada

Tríptico

Plantas tomando paredes destruídas pelo tempo, como uma vegetação parasita, que transborda e transforma. Elas…
Meios e processos de criação
passada

Meios e processos de criação

Para Henri Matisse (1869-1954) nunca foi fácil pintar. Em seu processo criativo, ele refazia inúmeras vezes suas telas na tentativa de chegar àquela que ele chamava de “pintura real”.

Bispo do Rosário: as coisas do mundo
passada

Bispo do Rosário: as coisas do mundo

Em Bispo do Rosário: as coisas do mundo, a seleção de trabalhos de Bispo observou o gesto de serializar, organizar e multiplicar como prática artística, tal qual se via na indústria têxtil, quando os operários é que “produziam” as coisas que seriam usadas no cotidiano.

Samuel de Saboia
passada

Deus em Mim

Na teoria dos multiversos, o cientista britânico Stephen Hawking defende a existência de um conjunto de universos possíveis, que transcorrem paralelamente, incluindo este em que vivemos.

Pola Fernandez
passada

Hipostasis; Considerações sobre o avesso

Artista chilena radicada no Brasil, Pola Fernandez realizou uma residência artística no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, do Rio de Janeiro, depois de ter sido selecionada pelo Edital da Fábrica de Arte Marcos Amaro, do qual é o sexto e último nome contemplado.

Dilatação de objetos comuns
passada

Dilatação de objetos comuns

“Nada há de insignificante”, disse o filósofo francês Gaston Bachelard. Metal, tecido, vidro, papel, madeira; objetos triviais encontrados pelo mundo e, muitas vezes, descartados pelo homem são ressignificados pela artista Iza Figueiredo e dilatados nos seus sentidos, agora expostos na Fábrica de Artes Marcos Amaro.

Ascensões e Firmamento
passada

Ascensões e Firmamento

Ao rever cada um, chamaram a atenção obras que, no passado, pareciam resultado de pura exceção, mas, hoje, fazem parte de uma mesma ordem geral de composição. Sendo assim, percebi que seria possível reconfigurar as afinidades que já existiam.

Aproximações
passada

Aproximações

Exposição Aproximações apresenta ao público breve introdução à arte brasileira do século XX, abarcando produções de antes do modernismo até as décadas de 1930 e 1940

Utopia de colecionar o pluralismo da arte
passada

Utopia de colecionar o pluralismo da arte

Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra aponta para a singularidade da Coleção Marcos Amaro e Ksenia Kogan Amaro: a predileção do casal de colecionadores por esculturas e instalações de grande porte, que ocupam espaços amplos.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this